Você já sentiu algum cheiro e imediatamente lembrou de algum momento da sua vida? Como por exemplo, o cheirinho de lavanda que nos faz lembrar da infância na casa da avó e imediatamente desperta várias sensações… Vez ou outra, até nos emocionamos. Isso ocorre por conta de um fenômeno chamado memória olfativa.
Há uma conexão íntima entre o olfato e o cérebro. Os cheiros ativam o sistema límbico, ou seja, o responsável por concentrar as memórias e as emoções. Essa parte do corpo fica bem próxima ao bulbo olfativo que, por sua vez, se consagra como responsável por processar os estímulos aromáticos.
E não para por aí: o córtex olfativo tem uma ligação direta com nossa memória. Os cheiros que sentimos são imediatamente armazenados lá. E as lembranças guardadas são tão fortes quanto a intensidade dos momentos que vivenciamos. Isso vale para momentos bons e ruins, claro.
A nossa dica é: viva momentos incríveis e perfumados para que eles se tornem lembranças queridas em sua memória olfativa. Perfume os momentos mais importantes da sua vida para que eles nunca sejam esquecidos