O tempo voa e, num piscar de olhos, viramos adultos. No entanto, não importa o quanto tenhamos crescido ou até mesmo envelhecido, a infância será para sempre uma memória bonita em nossas vidas.
E essa memória fica em nós de muitas formas… Através das imagens do quintal que não saem da cabeça, através das músicas que você ouvia na igreja, através dos cheiros que nos inundaram enquanto éramos pequenos. Alguns deles são especialmente inesquecíveis.
1- Cheiro de talco após o banho
Quem foi criança no Brasil sabem bem do que estamos falando. Havia uma cultura de dar banho nas crianças no final da tarde e enchê-la de talco na barriga. Além de ficar toda embranquecida, a criança ficava toda cheirosinha.
Se esse cheiro de talco deixou algum afeto em você, talvez você aprecie as fragrâncias atalcadas. Elas têm um parentesco com essa memória.
2- Cheirinho de vó
Lembro bem do cheirinho de lavanda que ficava na roupa e na pele de minha avó. Quando ela me abraçava, fechava os olhos e me sentia num jardim todo roxinho. Geralmente, ela passava aquelas colônias compradas em supermercado.
Para quem sente saudade da avó, vale a pena buscar fragrâncias que matem a saudade. Procuro sempre comprar perfumes que tenham a lavanda na composição.
Provavelmente, há cheirinhos que fizeram parte apenas da sua infância. Espero que, nessa semana especial de Dia das Crianças, você reviste suas memórias olfativas e lembre da época em que você se preocupava apenas com os joelhos ralados e a hora do lanche.